A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) Famalicenses foi a grande vencedora do Quartel Electrão, por ter recolhido 65 871 quilos de resíduos, tendo sido ontem premiada com uma ambulância de transporte de doentes.
No total, em apenas três meses, as mais de 150 corporações de bombeiros recolheram 1072 toneladas de resíduos, incluindo 15 toneladas de lâmpadas e oito toneladas de pilhas, que serão encaminhados para o tratamento e reciclagem através da Rede Electrão.
O Quartel Electrão é uma campanha nacional que desafia as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) e as comunidades locais a reunirem a maior quantidade possível de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA). Simultaneamente, é uma forma de ajudar os bombeiros a cumprir a sua missão de apoio às populações locais.
Os prémios de recolha de pilhas e de lâmpadas foram arrecadados pelas AHBV de Marco de Canaveses e Lordelo, respectivamente, tendo as corporações sido recompensadas com equipamento de protecção individual no valor de dois mil e mil euros, respectivamente. Foram, ainda atribuídos cinco prémios per capita, constituídos por cartões pré-pagos de combustível no valor de mil euros cada, às corporações que maior peso de resíduos recolheram, relativamente ao número de habitantes da sua área de intervenção.