A Câmara de Barcelos aprovou esta segunda-feira as adendas aos protocolos de colaboração entre o município e as Associações Humanitárias dos Bombeiros de Barcelos, Barcelinhos e de Viatodos.
As corporações passam a receber o valor real das deslocações com o transporte dos utentes – munícipes com graves deficiências, moradores no concelho e oriundos de famílias carenciadas – para o Centro de Actividades Ocupacionais da APAC (Associação de Pais e Amigos de Crianças) e APACI (Associação de Pais e Amigos de Crianças Inadaptadas).
Esta comparticipação do município a estes organismos é mais uma das medidas de apoio às famílias carenciadas, que apesar de não ser da sua responsabilidade, a Câmara sente a necessidade de reforçar esta ajuda, “de forma que estes centros ocupacionais possam implementar as suas dinâmicas e para que todos possam receber, em condições de igualdade, o apoio necessário que os habilite a uma completa integração na sociedade”.
O executivo aprovou ainda mais um conjunto de apoios para refeição escolar aos alunos do 1º ciclo e ensino pré-escolar e um conjunto de apoios ao arrendamento habitacional de famílias carenciadas do concelho de Barcelos.
A Câmara Municipal aprovou também apoios em forma de subsídios a freguesias e associações do concelho, no valor global de cerca de 60 mil euros.