Os Bombeiros Voluntários de Braga poderão ter um novo quartel, em vez do actual ser remodelado, segundo admitiu esta terça-feira o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, na visita à corporação, que está a comemorar o 140.º aniversário.
O governante, falando na sessão solene que se seguiu à sua visita às actuais instalações no centro da cidade de Braga, disse “não compreender” como se poderá “enterrar” meio milhão de euros num quartel pequeno para tantas solicitações, o que não resolverá nada.
Jorge Gomes constatou a exiguidade das instalações, no Largo Paulo Orósio, em Braga, tendo sido esclarecido pelo presidente da corporação que não seria viável a aprovação de uma candidatura para um novo quartel, apesar de ter sido sempre essa, desde o início, a principal pretensão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga.
Jorge Gomes prometeu que até amanhã ou o mais tardar quinta-feira esclarecerá se será possível enquadrar a construção de um novo quartel no respectivo programa de apoio, tendo logo no final da sessão estabelecido contacto telefónico com os seus responsáveis.
De seguida Jorge Gomes visitou dois terrenos onde poderá ser construído o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, um em Lamaçães e outro em São Paio de Arcos, este último pertencente à corporação bracarense, havendo ainda outras possibilidades.
Joaquim Gomes (CP 2015)