Em ‘Borboletas Sem Asas’ dezenas de personagens femininas “lutam contra a subjugação, tentando soltar o abafado grito pela almejada emancipação, enquanto arrebatadoras personagens masculinas procuram conquistar lugares cimeiros num mundo aguerrido incentivados pela ganância e poder, sendo alguns deles, porém, tocados pelos valores da hombridade e amizade incondicional”.
Esta é a sinopse do romance de Joana Páris Rito, apresentado este sábado no Museu dos Biscainhos, em Braga. A obra é um tributo ao bisavô da autora, António Peixoto, mais conhecido por Pachancho.
“Este é um romance com amarras fortíssimas à cidade de Braga”, afirmou Ricardo Rio, a quem coube a tarefa de apresentar a obra. O presidente da Câmara de Braga, salientou a viagem no tempo (finais do século XIX, início século XX) que o livro proporciona, fazendo “ o leitor recuar no e recordar locais e vivências que ainda hoje se mantêm como rotinas diárias da sociedade bracarense.
“A obra apresenta-nos o Palácio dos Biscainhos, a Sé, o Bom Jesus, os cafés, as tradições no mercado, a feira na Praça do Município, o S. João e a freguesia de Palmeira, onde se passam os momentos mais importantes desta história”, resumiu o presidente da Câmara de Braga.
“O leitor não ficará indiferente à descrição que é feita sobre o trabalho deste protagonista, aquilo que fez em termos de transformação da nossa realidade e que, tal como muitos outros, ajudaram a formatar a cidade que hoje conhecemos”, sublinhou o autarca.
A freguesia de Palmeira, em Braga, São Paulo, Lisboa, Sintra e Paris são os cenários usados no desenrolar deste romance histórico, onde se invocam mentalidades e costumes retrógrados, a eterna questão da emigração, a árdua vida nas fazendas cafeeiras paulistas, intrigas palacianas, regicídio seguido pelo fim da monarquia portuguesa e o ‘glamour’ da imortal Cidade das Luzes.
Joana Páris Rito nasceu em Braga, a 5 de Agosto de 1965. Licenciou-se em Direito pela Universidade Portucalense Infante Dom Henrique no Porto. Teve formação em Música, Artes Plásticas e Ballet pela Fundação Calouste Gulbenkian em Braga. Obteve o diploma de grau pré-profissional pela Academy of Dancing de Londres. Participou em diversos cursos polifacetados, línguas e artes, na Roedean School em Brighton e Y.M.C.A. em Londres. Frequentou o Curso de Pintura e Decoração no Atelier das Artes em Braga, cidade onde actualmente reside.
FG (CP1200)