A Câmara vai atribuir um apoio financeiro de 110 mil euros ao projecto ‘Braga a Sorrir’, desenvolvido pela ´O Mundo a Sorrir — Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses´. A proposta é submetida na próxima reunião do executivo municipal.
Esta verba é inferior em 57 mil euros face ao apoio concedido no ano transacto. A redução da comparticipação municipal deve-se ao facto de ter sido aprovada uma candidatura apresentada ao Programa ‘Parcerias para o Impacto’, do Portugal Inovação Social, que representa um apoio de 70% das despesas do projecto para dois anos.
Tendo em consideração que o ´Braga a Sorrir´ tem registado uma procurado elevada e apresenta actualmente uma considerável lista de espera, e aproveitando o financiamento aprovado, foi decidido aumentar o impacto do projecto, especialmente ao nível do número de consultas e da colocação de próteses dentárias, passando das actuais 20 mensais para 80 próteses dentária por mês.
O projecto ‘Braga a Sorrir’ é desenvolvido em parceria com o município e tem como principal objectivo disponibilizar e reforçar o acesso aos cuidados básicos de saúde oral da população em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Em cerca de dois anos de actividade, o programa, através do seu C.A.S.O., já realizou mais de 11 500 consultas e 261 reabilitações orais.
No corrente ano, este Centro reforçou a sua resposta junto da população através da aquisição de uma terceira cadeira médico-dentária para consultas de prótese dentária.
O projecto é assente em três vertentes: assistência médico-dentária e acompanhamento psicossocial das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, no âmbito do C.A.S.O. (Centro de Apoio à saúde Oral); prevenção, educação e promoção da saúde oral das crianças, nas escolas do 1.º ciclo e intervenção médico dentário junto das pessoas idosas inseridas em diferentes respostas sociais (lares, centros de dia, SAD), no âmbito do Projecto Aprender a Ser Saudável e profissionais de apoio geriátrico e no âmbito do Projecto Sorrisos de Porta a Porta.