A Câmara de Braga pretende atribuir um apoio financeiro de 39 mil euros ao projecto ‘Braga a Sorrir’, desenvolvido pela ´O Mundo a Sorrir — Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses´. A proposta é discutida na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira.
Esta verba é inferior face aos apoios concedidos nos anos transactos devido à aprovação de uma candidatura apresentada ao programa ‘Parcerias para o Impacto’, do Portugal Inovação Social, que representa um apoio de 70% das despesas do projecto para 2 anos, o que permite a redução do montante da comparticipação municipal.
O projecto ‘Braga a Sorrir’ é desenvolvido em parceria com a Câmara e tem como principal objectivo disponibilizar e reforçar o acesso aos cuidados básicos de saúde oral dos munícipes em situação de vulnerabilidade sócio-económica.
MAIS DE 12 MIL CONSULTAS
Segundo os números da autarquia, desde Abril de 2015, data de início de actividade, o programa, através do seu C.A.S.O. (Centro de Apoio à saúde Oral), já realizou mais de 12.400 consultas e 545 reabilitações orais. No total são mais de 1.500 os beneficiários, perfazendo um número superior a 16.000 tratamentos. O C.A.S.O. tem uma média de entrada mensal de 24 novos beneficiários. No que se refere a atendimentos psicossociais, o número ascende a 1.779 atendimentos.
Desde meados de 2017 que o projecto cessou as vertentes de prevenção, educação e promoção da saúde oral junto das crianças do 1.º ciclo e a intervenção médico-dentária junto das pessoas idosas inseridas em diferentes respostas sociais e profissionais de apoio geriátrico.
Actualmente, o ´Braga a Sorrir´ foca-se na assistência médico-dentária e no acompanhamento psicossocial, com um reforço na área da reabilitação oral.
O processo de sinalização dos beneficiários do projecto desenvolve-se através das parcerias estabelecidas com instituições sociais (IPSS’s, Cooperativas, etc.) do concelho e pela sinalização por parte do Gabinete de Acção Social do município.