Braga recebe, entre os próximos dias 11 e 15, na praça do Município, a grande final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, um projecto promovido pela Associação Cais com o objectivo de promover o acesso ao desporto e o desenvolvimento de competências sociais e pessoais em contexto informal.
O torneio conta com a participação das comitivas inglesa, belga e mexicana de Futebol de Rua que têm ainda a oportunidade de usufruir de um conjunto de actividades culturais, recreativas e educativas. São igualmente apurados os jogadores para integrar a Selecção Nacional de Futebol de Rua, que participará no Campeonato do Mundo da modalidade, a realizar de 11 a 19 de Novembro, na Cidade do México.
A par do torneio masculino – com a participação de comitivas provenientes dos Açores, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Porto, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viana -, a prova inclui um torneio feminino que engloba equipas de Évora, Lisboa e Inglaterra. No total, são 270 as pessoas envolvidas nesta final do torneio.
INCLUSÃO SOCIAL
“O desporto pode funcionar como uma peça fundamental na promoção da inclusão social, da sociabilização e do respeito por valores fundamentais. Iniciativas que cumpram estes objectivos e que tenham ainda o mérito de reunir um leque tão alargado de instituições terão sempre o nosso apoio”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara, esta quarta-feira, na apresentação da competição.
O projecto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto.
Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social.
O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do Programa ‘Football for Hope’.
Em 2017, o Projecto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa e foi distinguido pelo conselho de administração da UEFA ‘Foundation for Children’ como um dos 23 projectos europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de iniciativas de inclusão social.