Braga acolhe a 26 de Outubro o Fórum do Património, uma iniciativa organizada pela ASPA, Fundação Bracara Augusta e GEoRPA em colaboração com outras cinco organizações não governamentais: GECoRPA, APRUPP, APAI, APAC e APCH. ‘Património, Democracia e Cidadania’ é o tema do encontro que visa a união de esforços em torno da salvaguarda do património.
Na apresentação da iniciativa, realizada esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Braga manifestou a sua satisfação por Braga ter sido a cidade escolhida para a realização deste encontro.
“Braga convive muito bem com todas as iniciativas que visem dar a conhecer, valorizar e salvaguardar o património”, salientou Ricardo Rio, destacando o papel da ASPA na mobilização da sociedade para as questões da preservação do património.
‘Estratégia nacional de salvaguarda do património’, ‘Património, qualificação e ética’, ‘Intervenção no Património e Interesses Económicos’ e Gestão do Património Cultural são os quatro painéis em discussão no Fórum que tem lugar no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
Os oradores foram convidados em função da respectiva responsabilidade pública e/ou do contributo dado, em termos nacionais, no âmbito da protecção e salvaguarda do Património Cultural – a nossa Herança Comum.
O Forum conta com o apoio da Museus e Monumentos de Portugal E.P.E. e Museu D. Diogo de Sousa, da Câmara Municipal de Braga, bem como do ICOMOS que, desde 2017, apoia esta iniciativa.
Mais informação: https://www.forumdopatrimonio.org/
O programa pode ser consultado AQUI.