A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Ana Mendes Godinho, e Ricardo Rio participaram esta sexta-feira, no Altice Forum Braga, na conferência ‘Que impacto? A Cimeira Social do Porto’, organizada pela APD Portugal e pela InvestBraga.
A sessão de abertura contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que considerou a Cimeira Social do Porto “um marco importante na Presidência Portuguesa da União Europeia e na afirmação da importância do bem-estar social”.
Para o autarca, “o projecto europeu será tanto mais capaz de concretizar as suas ambições, quanto corresponder à responsabilidade que tem com cada um dos cidadãos no sentido de acorrer às suas necessidades”.
A conferência, que contou ainda com a intervenção da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, por videoconferência, teve como objectivo consolidar o debate iniciado na Cimeira Social do Porto, realizada no âmbito da Conferência para o Futuro da Europa.
Analisar como é possível alcançar uma taxa de emprego de 78%, reduzindo a disparidade de género, através da recuperação do mercado de trabalho e da criação de empregos; conhecer as previsões sobre o investimento nas competências, na aprendizagem ao longo da vida e na formação; e analisar o planeamento da inclusão e respectivas politicas de protecção social que, até 2030, permitirão reduzir a situação de pobreza ou de exclusão foram outros dos objectivos do encontro.