O Externato Paulo VI aderiu à iniciativa do ‘muro anti-bullying’ proposto pela associação Anti-Bullying de Braga. O ‘muro’ esteve patente na escola até esta sexta-feira.
Esta atividade, dinamizada pelo serviço de psicologia e orientação do Externato, consistiu numa sensibilização do tema seguido de mensagens anti-bullying junto de todas as turmas do 1.º, 2.º e 3.ºciclos. O objectivo foi, por um lado, sensibilizar a comunidade escolar para o uso de linguagem e comportamentos não-violentos e por outro, alertar para as suas consequências.
“Esta iniciativa pretendeu ainda identificar comportamentos subtis de risco, para que se possa agir de forma eficaz na sua resolução e desmistificação, com o objectivo de que essas atitudes não se perpetuem”, afirma o estabelecimento de ensino em nota à imprensa.
No ‘muro foram deixadas mensagens comum: ‘Parem e pensem … E se fosse com vocês?’. ‘Não deixes que o Bullying tome conta de ti!’, ‘Stop Bullying!’, ‘ Não Faças Bullying (…) De Agressor podes passar a vítima!’ e ‘Espero que o bullying acabe e que as pessoas em todo o mundo vivam em paz”.
Segundo a psicóloga da escola, Ana Lopes, estas iniciativas “são importantes porque ajudam a apresentar ao aluno as diferentes formas de bullying nos seus mais diversos contextos, que vão além do espaço escola, expandindo-se inclusive para redes sociais, entre outros”.
Refere, ainda, que “para combater o bullying é necessário o envolvimento e a consciencialização de todos dentro da comunidade escolar e que os alunos por sua vez, vão expandir esse conceito para o meio em que vivem”.