A Câmara de Braga celebrou um protocolo com o município de São José dos Campos, do Estado de São Paulo, no Brasil, no sentido de fortalecer as relações bilaterais e promover acções de cooperação entre as duas cidades
O protocolo, formalizado pela vice-presidente da Câmara, Sameiro Araújo, e por Anderson Farias Ferreira, prefeito da cidade brasileira, foi assinado esta quarta-feira no Salão Nobre dos Passos do Concelho, visando desenvolver projectos e implementar acções que resultem na rentabilização do turismo, no fomento da indústria e comércio, na dinamização do intercâmbio cultural e na integração dos ecossistemas de inovação científicos e tecnológicos.
“Este protocolo vem dar continuidade à afirmação internacional e de cooperação institucional que o município de Braga tem vindo a desenvolver com várias cidades e que tem tido consequências muito positivas a nível político, económico, social e cultural. Este protocolo vai, também, incentivar o empreendedorismo em diversos segmentos e estimular novas oportunidades de negócio com esta cidade do Estado de São Paulo”, referiu Sameiro Araújo.
O acordo vai estimular mecanismos bilaterais para a promoção do desenvolvimento socioeconómico visando a troca de informações sobre os aspectos político, tecnológico, industrial e comercial, procurando “maximizar os resultados” das acções articuladas entre entidades dos dois lados do Atlântico.
Braga e São José dos Campos comprometem-se, assim, “a estabelecer contactos constantes por meio da interacção de políticas públicas bem-sucedidas desenvolvidas pelos dois municípios, de forma a fortalecer as instituições, a qualidade de vida e o bem-estar dos seus cidadãos”.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
São José dos Campos é a cidade sede da empresa Embraer e é uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil em termos tecnológicos. Com cerca de 750 mil habitantes, é a quinta cidade mais populosa do Estado de São Paulo e a 23.ª de todo o país.
O município está integrado no Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os trinta milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul. Neste território estão também sedeadas importantes empresas, como a Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, Ball Corporation, General Motors (GM), Petrobras ou Monsanto.
A cidade tem relevantes centros de ensino e de investigação, tais como o DCTA, o INPE, o Cemaden, o IEAv, o IAE, o IFI, a UNESP, o ITA, a FATEC, a UNIVAP, a Anhanguera, o IP&D e a UNIFESP, sendo um importante pólo tecnológico de material militar e metalúrgico, e é sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.
O parque tecnológico de São José dos Campos – o maior do tipo no país -, conta com unidades de investigação de grandes empresas, sendo a única cidade do mundo com centros de pesquisas das três maiores fabricantes mundiais de aeronaves como são a Embraer, a Boeing e a Airbus.
Além da relevância económica, é também um importante centro cultural do Vale do Paraíba. A Reserva Ecológica Augusto Ruschi, o distrito de São Francisco Xavier e o Banhado configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Santos Dumont, o Parque da Cidade e o Parque Vicentina Aranha, apresentam-se como importantes pontos turísticos localizados na zona urbana.
A nível cultural, são muitos os projectos e eventos realizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), órgão responsável por projectar o sector cultural de São José dos Campos.