Braga celebra na próxima segunda-feira, o Dia de São Geraldo, padroeiro da Cidade, com um conjunto de actividades em associação com o Cabido da Sé Primaz e que envolvem ainda a escola EB1 da Sé e o Conservatório Calouste Gulbenkian.
As actividades têm por objectivo a promoção de uma tradição secular e a preservação da memória de uma figura relevante na história da cidade, reforçando os laços de identidade comunitários. Este será também o dia em que a autarquia atribui medalhas municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos.
São Geraldo nasceu em França e em 1099 foi eleito bispo de Braga, desenvolvendo várias reformas a nível moral, eclesiástico e administrativo. A ele é atribuído o conhecido ‘milagre da Fruta’.
Reza a lenda que São Geraldo se encontrava doente e terá pedido que lhe trouxessem fruta mas, dado que estavam em pleno Inverno, os seus servos tentaram persuadi-lo. Contudo, São Geraldo insistiu dizendo “Vai e procura!”. Os servos, ao chegarem ao exterior, encontraram as árvores repletas de fruto.
Como forma de assinalar esse milagre, o município distribui fruta a toda a população no largo D. João Peculiar. Também os alunos das Escolas Básicas da Cidade têm a oportunidade de visitar a capela de São Geraldo.
PROGRAMA
Todo o dia:
Visita das Escolas EB 1 da cidade à capela de S. Geraldo;
Feira da Fruta – distribuição de fruta à população no largo D. João Peculiar;
Distribuição de desdobrável alusivo à quadra;
11h00 – representação teatral do milagre de S. Geraldo pela Escola EB1 da Sé, nas naves da Sé;
12h00 – apresentação do volume LXI da Revista Bracara Augusta (Salão Nobre da CMB);
16h00 – Cerimónia de atribuição das medalhas Municipais de mérito (Theatro Circo);
17h00 – Concerto pelo carrilhão da Sé Primaz de cânticos alusivos à cidade de Braga (hinos e músicas da tradição bracarense);
18h00 – Celebração da Missa solene em honra de S. Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz, estando presentes o Cabido e autarcas do concelho de Braga. A solenização da Missa é feita pelo Órfeão de Braga;
19h00 – Visita das entidades à capela de São Geraldo;
21h30 – Concerto Comemorativo, pela Orquestra Filarmónica de Braga [Theatro Circo].