Pelo terceiro ano consecutivo, Braga comemorou o ‘Dia Europeu do Vizinho’ com diversas actividades no Complexo Desportivo da Rodovia. Mais de 200 seniores de 12 instituições do concelho. Desenvolvida pelo Gabinete de Acção Social e pelo Banco Local de Voluntariado, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor, a iniciativa realizou-se esta terça-feira.
“Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social e enaltece valores de ajuda, de partilha, de fraternidade e solidariedade e o município, que se tem empenhado em trabalhar esta área com as diversas instituições do concelho, não podia deixar de assinalar esta efeméride”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, considerando ser “fundamental estimular os cidadãos com momentos que promovam a relação intergeracional”.
A rede de vizinhança “é a forma mais natural de ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e à criação de novos laços de solidariedade entre as pessoas, tornando Braga uma cidade mais fraterna, sociável e solidária”, referiu o autarca, agradecendo a todos os que participaram neste “grande momento de confraternização”.
O dia foi preenchido por um vasto programa de actividades onde cada instituição foi convidada a ornamentar uma árvore para, posteriormente, ser avaliada por um júri que distribuiu prémios pelos melhores trabalhos. Um dos pontos altos foi o almoço convívio, em forma de pic-nic, que promoveu momentos de muita animação e confraternização entre os participantes.