Paula Nogueira considera a urbanização de Montélios um “péssimo” exemplo do de planeamento urbanístico e de qualidade do espaço público”. A candidata à Câmara de Braga do Bloco de Esquerda (BE) defendeu que aquele bairro necessita “urgentemente” de uma intervenção que “dê mais qualidade de vida e segurança a quem ali vive”.
Para a candidata bloquista, os moradores de Montélios têm direito a “um espaço público qualificado e a zonas de convívio e de lazer que compensem a grande densidade habitacional do bairro”.
“Braga não é apenas o centro da cidade, bem cuidado para os turistas, mas tem de ser um concelho onde todos os seus habitantes têm o direito a terem um espaço público de qualidade e seguro”, defendeu, após ter ouvido a associação de moradores denunciar os problemas daquela urbanização habitada por 5 mil pessoas.
Paula Nogueira visitou aquele loteamento, acompanhada por Carlos Oliveira, cabeça de lista à União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe e de elementos da direcção da associação de moradores.
A associação de moradores chamou a atenção de Paula Nogueira para vários aspectos que têm vindo a reinvindicar como a instalação de passadeiras elevadas, o arranjo dos passeios, assim como um parque infantil na Praceta de S. Jerónimo.
Adolfo Reis, o presidente da associação alertou também para a falta de uma ligação segura para os moradores de Montélios atravessaram a Variante de Real, nomeadamente para levaram as crianças à Escola EB1 das Parretas e à EB2/3 de Real, considerando “incompreensível” o facto das obras de construção da escadaria de ligação às Parretas, “prometida há dois mandatos, ter sido iniciada em Junho e ainda não estarem concluídas”.
Também o parque infantil, segundo Adolfo Reis, existente no bairro “apresenta equipamento pobre e uma localização desajustada, pois está no entroncamento de duas ruas com muito movimento”.
FG (CP 1200)