Mais de 20 mil pessoas, que consumiram 10 mil litros de cerveja, passaram este fim-de-semana pelo Hopen – Braga Beer Festival, no campo das Hortas, que juntou 18 marcas de cerveja artesanal portuguesa e um cartaz repleto de animação.
Em jeito de balanço, a organização a cargo da Beautiful Alphabet, destaca o impacto “bastante considerável” desta segunda edição na economia local, que ao longo de três dias promoveu, em ambiente festivo, workshops, street food, showcookings, harmonizações, exercício físico, concertos ao vivo e Dj’s.
Francisco Pereira, um dos fundadores da Beautiful Alphabet, a par de Filipe Macieira e João Paulo, afirmam que “o modelo do festival funcionou a 100% e o objectivo da dinamização da cultura da cerveja artesanal portuguesa cumprido, pois os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de 150 estilos de cervejas diferentes”.
Filipe Macieira, acrescenta que outro dos principais objectivos era envolver a comunidade local com o evento e a interligação de diferentes entidades sejam elas públicas ou de carácter privado. “O sucesso do Hopen – Braga Beer Festival demonstra o crescente interesse por novos eventos diferenciadores, dinamizadores e inclusivos”, diz.
“Braga tem uma excelente oportunidade para diferenciar o seu leque de eventos anuais ajudando a promover a outros pontos de interesse da cidade”, refere Filipe Macieira, adiantando que a organização conjunta com o município e a Associação Empresarial de Braga “será para replicar para os próximos anos com cada vez mais novidades e atividades”.
Relativamente aos argumentos de sucesso deste festival, João Paulo Antunes, aponta “o esforço de toda a equipa e de uma programação 360º para todos os interesses e idades dos visitantes, envolvendo diversas entidades parceiras locais, que resultou em mais de 10.000 litros de cerveja 100% portuguesa vendida”.