A partir desta terça-feira o cidadão estrangeiro que escolha Braga para viver, trabalhar, investir ou simplesmente para visitar, tem à sua disposição uma nova plataforma que facilita a sua integração e interacção com os serviços disponíveis. Trata-se de um projecto único em Portugal.
A aplicação, denominada ‘BragaINTEGRA’ ou em inglês ‘BragaINCOMING’ , é um projecto da autarquia em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, desenvolvida pela startup bracarense BSB – Smart & Bright Ideas,
A função da aplicação é ajudar o utilizador a saber quais os primeiros passos que tem de dar quando chega a Braga. ‘Que serviços públicos devo ir?’, ‘Onde ficam?’, ‘Que documentos preciso?’. Estas e outras questões podem ser respondidas através da app para que o utilizador saiba sempre o que tem de fazer e evitar problemas, quer sejam eles de natureza burocrática, ou legais.
A aplicação está disponível em cinco línguas (Português, Inglês, Francês, Espanhol e Ucraniano) e após a sua instalação no dispositivo móvel, o utilizador é direccionado para uma “área de acolhimento” da cidade, “uma espécie de cartão-de-visita de Braga”, onde faz o registo pela primeira vez.
A aplicação, denominadA ‘BragaINTEGRA’ ou em inglês ‘BragaINCOMING’ , é um projecto da autarquia em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, desenvolvida pela startup bracarense BSB – Smart & Bright Ideas,
PROJECTO “ÚNICO NO PAÍS”
“Esta é uma ferramenta extraordinária para quem vem para Braga em busca de melhores condições de vida e realizar os seus sonhos. Trata-se de um projecto inovador, único no contexto nacional, e um instrumento de comunicação que facilita a vida de quem procura respostas e não sabe como as obter e onde se dirigir”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, durante a apresentação do projecto.
Além de “promover a plena integração dos migrantes na comunidade portuguesa, o diálogo intercultural e potenciar a diversidade cultural, esta aplicação permite que o utilizador possa ainda saber mais informações sobre a cidade como os serviços de saúde, instituições de ensino, património, transportes públicos, notícias, eventos, entre outros serviços”.
“Estamos a falar de uma experiência de atendimento personalizada, que está em constante actualização e directamente ligada aos serviços municipais. Esta aplicação permite a atendimento, acompanhamento e integração dos imigrantes, podendo ser utilizada pelos turistas, uma vez que contém diversas informações que ajudam a conhecer a cidade e a sua dinâmica”, concluiu Firmino Marques.
A aplicação está disponível para IOS e Android na App Store e no Google Play e resulta de uma candidatura efectuada ao FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, traduzindo-se numa ferramenta orientadora dos serviços importantes para uma melhor integração dos migrantes através de um acompanhamento de proximidade.
FG (CP 1200)