A Câmara de Braga candidatou-se ao programa do Fundo Ambiental, um instrumento que visa apoiar a aquisição de veículos eléctricos dedicados a serviços urbanos ambientais.
“A substituição de veículos mais antigos irá contribuir não só para a redução dos consumos de combustível, que actualmente é proveniente de fontes de energia não renováveis, mas também para a minimização das emissões de gases com efeito de estufa e, consequentemente, para a mitigação e adaptação às alterações climáticas”, explica Altino Bessa, vereador do pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural.
A candidatura constitui, refere Bessa, “um passo importante no que à mobilidade sustentável diz respeito, nomeadamente em questões de melhoria da qualidade do ar e eficiência”.
O município apresentou candidatura para 5 veículos eléctricos ligeiros de mercadorias: três com função de lavadora, aspiradora, de transporte de mercadorias e pessoal para melhoria das tarefas a executar em diversos espaços verdes da competência municipal e os dois restantes para transporte de mercadorias.
Em caso de aprovação, a candidatura, corresponderá a um valor total de despesa elegível de 104.500 euros com um co-financiamento de 40.950 euros.