A conferência ‘Juventude no Contexto Ibero-Americano’ e a tomada de posse do Conselho Nacional de Juventude marcaram esta sexta-feira a cerimónia de abertura da Capital Ibero-Americana da Juventude 2016.
Sob o tema ‘Colorir o Futuro’, o programa do evento apresenta quatro eixos fundamentais (“Juventude com Voz”; “Economia do Futuro”; “Diálogo Intercultural” e “Novas políticas para uma Juventude Global”) e assenta a sua acção nos valores da multiculturalidade dos países do espaço latino-americano e nos desafios actuais que são colocados aos jovens. Este programa pretende também ter um impacto global, sobretudo junto do sector juvenil da comunidade ibero-americana.
Braga será palco de variados momentos e encontros em que os jovens dinamizarão cultural e socialmente o concelho. As principais casas de espectáculos da cidade, o Theatro Circo e o gnration, terão uma programação específica para o efeito nas suas agendas e, durante todo o ano, realizam-se inúmeras iniciativas de âmbito desportivo, cultural e social dedicadas às temáticas ibero-americanas e à juventude.
Na ocasião, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, garantiu que a cidade pretende “marcar a diferença” nas capitais ibero-americanas e “apontar os caminhos para o futuro” em matéria de juventude, deixando uma marca que subsista muito para além de 2016.
“De forma transversal, o município, em colaboração com os agentes locais, tem procurado constantemente potenciar as respostas para os jovens nas mais diversas vertentes, promovendo ainda a réplica destas boas práticas a nível internacional. Não é por acaso que Braga esteve na linha da frente na criação da Rede de Capitais Europeias de Juventude, na introdução o Orçamento Participativo ‘Tu Decides!’, na reactivação do Conselho Municipal da Juventude e do Cartão Jovem Municipal, na realização dos concursos Jovens Criadores e Jovens Talentos ou na implementação do projecto ‘100% Youth City”, referiu.
Segundo o autarca, o título de Capital Ibero-Americana da Juventude é o reconhecimento desse vasto trabalho realizado ao longo dos últimos três anos ao nível das políticas de juventude, “surgindo como consequência do sucesso da gestão governativa autárquica nesta área”.
“Este é um título que nos enche de orgulho e um projecto que acolhemos de braços aberto, funcionando como tributo à aposta consistente da cidade na criação de condições mais favoráveis aos nossos jovens nas suas diversas formas de afirmação na sociedade, como o são a educação, qualificação, emprego, lazer, deporto, cultural ou participação cívica”, afirmou.
O título de Capital Ibero-Americana da Juventude é também, de acordo com Rio, uma forma de projectar a cidade, levando a cada um dos espaços ibero-americanos aquilo que é a realidade de Braga.
“Queremos que este seja um espaço comum de cooperação, estímulo à criatividade, expectativa e esperança para os nossos jovens; de oportunidades de afirmação do seu potencial, valorização do seu talento, acesso ao emprego, habitação e a tudo o que lhes pode propiciar uma melhor qualidade de vida, colorindo o seu futuro”, disse, desafiando todos os bracarenses a participarem activamente na Capital.
Cartão Jovem Ibero-Americano
Max Trejo, presidente da OIJ – Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-América, entidade que gere a iniciativa, anunciou na cerimónia o lançamento de um cartão jovem que pretende construir uma identidade comum aos cerca de 158 milhões de beneficiários nos 21 países que compõem a organização. O cartão, que estará disponível no segundo semestre de 2016, permitirá aos portadores obter descontos em eventos, transportes públicos e entradas em museus, estando disponível para os jovens entre os 15 e os 29 anos.
O responsável adiantou ainda que, em 2016, Braga será um “ponto de encontro” e um “espaço de diálogo” para a juventude desses 21 países. “Estamos a falar de uma nova etapa na história das Capitais Ibero-americanas da juventude, apresentando-se Braga como um ponto de encontro de agendas públicas e um espaço de convergência, diálogo e construção de políticas de juventude”, disse.
Já João Menezes, secretário de Estado da Juventude, salientou que Braga é, novamente, mais um “importante palco de e para a juventude”. “Reforçamos assim o compromisso de cooperação ibero-americana na área da juventude, valorizando este espaço, dando-lhe visibilidade e aproximando-o dos nossos jovens”.
[/images]