Braga junta-se, esta quarta-feira, a cidades de todo o mundo na celebração da primeira edição do Dia Internacional da Cidade Educadora com a distribuição de uma brochura ilustrada com os princípios da Carta da Cidade Educadora e, ainda, com o lançamento de um vídeo institucional ‘Juntos no Desafio…na Construção de uma Cidade Educadora’, onde 20 actores da cidade elencam os 20 princípios do documento.
Para o presidente da Câmara, Braga “tem assegurado e promovido um encontro entre ideias e aspirações que envolvem os cidadãos nos processos de tomada de decisão, estimulando as práticas de cidadania democrática, como a participação, a equidade, a tolerância, o interesse pela causa pública e o respeito pela natureza”.
“Queremos uma cidade que educa para a cidadania, comprometida com a democracia participativa, para que cada um dos seus espaços seja fonte de educação, e para que qualquer pessoa possa viver, disfrutar e autonomizar-se, aproveitando ao máximo as oportunidades que a Cidade oferece para alcançar as suas expectativas”, sustenta Ricardo Rio.
Cidade Educadora “nas grandes ou pequenas obras”
Já para a vereadora da Educação, Lídia Dias, uma ‘Cidade Educadora’ sente-se “nas grandes ou pequenas obras”, dando como exemplo a “criação do Serviço Educativo Integrado, que possibilita através das diferentes artes descobrir talentos, valorizar tradições, conhecer o património; o projecto dos alunos da Escola Calouste Gulbenkian que, através do Orçamento Participativo Escolar do município, conseguiram transformar a sua escola num espaço acessível e sem barreiras, ou ainda o serviço que a Junta de Freguesia de S. Victor desenvolveu para que os seus fregueses, através de uma aplicação no telemóvel, reportem problemas ou dêem sugestões para o seu bairro”.
A estes, acrescenta a Lídia Dias, juntam-se outras iniciativas como a responsabilização de associações, empresas, grupos de amigos pela adopção e responsabilização de um troço do Rio Este, ou ainda a criação de grupos de trabalho com vários parceiros para ajudar à revitalização de bairros mais degradados, ajudando à integração dos seus habitantes.
Efeméride é assinalada pela primeira vez
Criada em 2005, a Rede Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) materializa um conjunto de relações e troca de experiências entre os municípios membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Iniciada com 17 membros, a Rede conta actualmente com 61 municípios, constituindo uma estrutura fundamental na dinamização da construção de cidades mais educadoras para um mundo melhor.
A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.
Decorridos mais de 25 anos, a Assembleia-Geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras acordou fixar o dia 30 de Novembro, como Dia Internacional da Cidade Educadora, para criar consciência, à escala mundial, da importância da educação como motor de mudança e juntar novos aliados a favor deste modelo de cidade.
FG (CP 1200)