O Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, acolhe a exposição itinerante da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras até dia 10.
Através de uma forma lúdica, com esta exposição é possível conhecer os princípios basilares da Carta das Cidades Educadoras: O direito a uma cidade educadora, através de um forte compromisso da cidade, que se coloca ao serviço integral dos seus cidadãos.
A mostra pode ser visitada das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.
Recorde-se que Braga aderiu, em 2000, à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), passando a integrar também a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, organismos que promovem a troca e partilha de experiências, no âmbito da Educação em toda a sua abrangência, entendendo a cidade como um espaço de oferta de importantes elementos para uma formação integral do indivíduo.
O conceito de Cidade Educadora tem na sua génese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida, explica a autarquia.
De acordo com a Carta das Cidades Educadoras, “todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece.