São cada vez mais os bracarenses que consomem e confiam na água da torneira. Este é o principal resultado do inquérito que a AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga realizou junto dos munícipes, numa campanha que visou incentivar o consumo de água da torneira e reduzir o uso de garrafas de plástico, prejudiciais ao meio ambiente.
Este inquérito teve lugar entre os dias 23 e 25 de Novembro passado, no Balcão Único e no edifício-sede da AGERE, decorrendo no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
‘PROVA CEGA’
O desafio consistiu numa ‘prova cega’ onde a população foi convidada a provar e a distinguir a água da torneira da água engarrafada. No final, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar a qualidade da água de cada copo e tentar identificar qual a água proveniente da rede pública.
Num total de 660 inquiridos, 292 (44%) responderam que gostavam mais da água do copo B (AGERE) e 100 (15%) disseram que eram iguais, havendo 261 (40%) dos inquiridos a optar pela água do copo A (engarrafada). No entanto, questionados com que frequência consumiam água da torneira, 413 (62%) responderam que o fazem sempre e 97 (15%) consomem água da AGERE pontualmente. Do total dos inquiridos, apenas 150 (23%) assumiram nunca beber água da torneira.
O tipo de consumo também esteve em análise durante esta iniciativa, com 461 (70%) das pessoas a afirmarem que utilizam a água da torneira para consumo doméstico, sendo que apenas 61 (9%) responderam que nunca utilizam a água da rede pública para esse fim.
A confiança na água que chega às torneiras de Braga também ficou patente neste inquérito, com 370 (56%) a responderem que aconselhariam aos familiares e amigos o consumo da água da AGERE e apenas 58 (9%) a afirmarem que nunca o fariam.
Recorde-se que a AGERE possui um serviço de fornecimento de água que dá garantias de qualidade e de segurança aos cidadãos, como comprovam os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), apresentando um índice de excelência de 99 por cento.