Braga e as restantes regiões do país apresentam risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.
De acordo com o IPMA estão em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV as regiões de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Faro, Guarda, Porto Santo (Madeira), Sagres, Viseu, Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal (Madeira), Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.
Para as regiões com níveis ‘Muito Alto’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é ‘Baixo’, 03 a 05 (‘Moderado’), 06 a 07 (‘Alto’), 08 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).
Subida de temperatura
Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando de noroeste durante a tarde no litoral oeste. Nas terras altas, em especial do centro e sul e até ao fim da manhã, o vento será moderado a forte de nordeste. Está também previsto acentuado arrefecimento nocturno nas regiões do interior norte e centro e pequena subida de temperatura.
FG (CP 1200)