O município de Braga criou, no quadro do seu PDS – Plano Desenvolvimento Social/Eixo Saúde Mental, um serviço de apoio aos cidadãos mais idosos na procura de respostas municipais: Apoio Social e Educativo, entre outros.
O seu vice-presidente, Firmino Marques, adiantou a O Vilaverdense/PressMinho que o gabinete está sediado nas instalações do município e efetua atendimento presencial além das visitas regulares ao domicílio.
Podem nele ser recebidos todos aqueles que de algum modo estejam ligados a esta população: cuidadores e instituições, entre outros.
Para 2018 – revelou – pretende-se “promover e desenvolver várias atividades e ações de informação/formação a todos os envolventes em torno da população idosa, nomeadamente: cuidadores; instituições, juntas e comissões de freguesias”.
TELE ASSISTÊNCIA
De forma a complementar o serviço prestado em gabinete, – acentuou – “levamos a cabo o programa ‘Braga +65’ que tem em curso a instalação de 100 kits de ‘teleassistência’, que se articula, para além desta área de prevenção e assistência a idosos, com o serviço de alerta de 24 horas para questões associadas à saúde.
Coopera, ainda, e com a mesma durabilidade o serviço ‘Voz Amiga’. Mantém, também, o ‘Programa Bóccia Sénior’, dedicado a todas as Pessoas com mais de 65 anos e exerce funções de animação intelectual e física com altos índices de rentabilidade.
Luís Moreira (CP 8078)