O Theatro Circo, em Braga é o palco no próximo dia 14, a partir das 17h00, da conferência internacional ‘Cities After Dark – Uma Perspectiva sobre a Economia da Noite’, anunciou a Câmara bracarense.
O evento está inserido no primeiro encontro da rede URBACT ‘Cities After Dark’ [‘Cidades depois do anoitecer’] e reúne especialistas e líderes de várias cidades a nível internacional para discutir estratégias inovadoras relacionadas com a vida nocturna das cidades, para um crescimento sustentável.
A conferência, cuja sessão de abertura está a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, é moderada por Simone D’Antonio, especialista da Comissão Europeia para a Economia da Noite, e tem como oradores Thierry Charlois e Natalie Mets, responsáveis das políticas para a noite das cidades de Paris e de Tallinn, capital da Estónia, assim como Juma Assiago, Coordenador Global do programa ‘Safer Cities’ da UN-Habitat, o urbanista norte-americano Alby Bocanegra.
Em comunicado, a autarquia avança que a conferência “promete lançar luz sobre a importância da economia da noite em termas como a segurança urbana, entretenimento nocturno, e estratégias inovadoras para tornar as cidades mais vibrantes e seguras após o anoitecer”.
Para tal, os oradores convidados partilham “as suas visões e experiências, criando um espaço de aprendizagem e discussão vital para todas as cidades que procuram melhorar a governança durante o período nocturno e promover o desenvolvimento urbano sustentável”.
A iniciativa é parte integrante da rede ‘Cities After Dark’, uma rede do programa URBACT liderada pela cidade de Braga, sob o mote ‘Economia da Noite para um Crescimento Sustentável’.
Este projecto conta ainda com as cidades de Paris (França), Tallinn (Estónia), Varna (Bulgária), Génova (Itália), Magala (Espanha), Nicósia (Chipre), Piraeus (Grécia), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro).
A ‘Economia da Noite’ é composta por actividades essenciais para o funcionamento de uma cidade 24 horas por dia e desempenham um papel significativo na economia global.
Este projecto europeu abrange diversos sectores, como mobilidade, entretenimento, hospitalidade, serviços de emergência, segurança, logística, serviços, etc.
URBACT
O URBACT é um programa de cooperação europeia que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável. Financiado pela União Europeia, o programa concentra-se na troca de conhecimento e experiências entre cidades para abordar desafios urbanos comuns.
Promove a inovação urbana, incentivando as cidades a experimentar soluções inovadoras para os desafios urbanos e a implementar projectos-piloto. Este programa desempenha um papel importante no fortalecimento da cooperação entre as cidades europeias, permitindo que elas enfrentem os desafios urbanos de forma mais eficaz e a partilha de conhecimento para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas.