Braga foi reconhecida pela organização sem fins lucrativos ‘Carbon Disclosure Project’ (CDP) como uma das 95 cidades em todo o mundo que está a assumir a liderança em termos ambientais, foi anunciado esta quinta-feira.
A lista inclui duas cidades portuguesas – Braga e Porto – e 24 cidades europeias com pontuação ‘A’, a mais elevada do ranking. Este projecto da CDP pretende encorajar e apoiar as cidades a reforçarem a sua acção e ambição climáticas.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, salienta que a cidade está na “linha da frente” na resposta aos desafios climáticos.
“Este é um tema que encaramos como absolutamente prioritário. É fundamental traçar estratégias a nível ambiental e agir de modo rápido e eficaz para evitar, no futuro próximo, problemas graves que ponham em risco as comunidades”, refere.
Para obter a pontuação ‘A’ as cidades necessitam de possuir um inventário de emissões, ter definidos objectivos de redução das emissões e de energias renováveis para o futuro, ter um plano de acção climática publicado e uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidades.
Assim, as 95 Cidades distinguidas, com uma população combinada de 108 milhões de pessoas, apresentam acções climáticas urgentes e com impacto, desde os objectivos ambiciosos de redução das emissões até à criação de resiliência contra as alterações climáticas, mostrando que a mudança é possível a nível global e em cidades com diferentes realidades climáticas, sociais e económicas.
A lista completa de cidades A em 2021 pode ser consultada em https://www.cdp.net/en/cities/cities-scores.