Preservar e divulgar o património musical é o objectivo do projecto ‘Concelho de Braga e o seu Património Musical’, promovido pela Associação Cultural Suonart em parceria com a autarquia.
O projecto resulta de um levantamento da história musical de cada freguesia realizado pela musicóloga Elisa Lessa. Os documentos recolhidos e estudados são constituídos por fotografias dos grupos musicais, folhetos sobre actuações, documentos da fundação e da vida das colectividades, festas locais, procissões, iconografia musical, apontamentos biográficos sobre músicos, instrumentos musicais, partituras musicais, notas de imprensa e história da actividade musical das Igrejas, conventos e outras instituições.
Para Elisa Lessa este é “um projecto que tem muito de memória e de história” que poderá contribuir para um maior conhecimento e divulgação da riqueza do património musical de Braga.
Trata-se de um “projecto ambicioso” que, segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, deverá concretizar-se em três anos. “Este é um trabalho importante para Braga porque é a forma de preservar e divulgar o nosso património, as nossas raízes e a nossa identidade”, referiu a vereadora, sublinhado o contributo fundamental que as juntas e as paróquias têm na concretização do projecto.
Lídia Dias lembrou que este é mais um trabalho que se realiza no âmbito da política de descentralização cultural encetada pelo município e que levará a todas as freguesias do concelho uma exposição sobre o seu património musical. As exposições documentais serão sempre complementadas com um concerto especialmente dirigido às populações de cada uma das freguesias.
“O objectivo final é a publicação de uma monografia e este será, porventura, um dos maiores legados que poderemos deixar às gerações futuras”, frisou.
S. Lázaro acolhe a primeira exposição documental relativa à freguesia e o primeiro concerto comentado. A mostra estará patente na sede da Junta, na Avenida da Liberdade, até dia 22 de Abril.