No seguimento da celebração, em Setembro passado, do acordo de geminação entre Braga e Veliko Tarnovo – incentivado pelo embaixador búlgaro, Todor Hristov Stoyanov, e aprovado por unanimidade pelos órgãos municipais -, António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência, participou numa reunião de trabalho com o vereador da cultura, turismo, assuntos sociais e relações internacionais de Veliko Tarnovo, Gancho Karabadzhakov.
Este encontro visou o estabelecer de um conjunto de áreas para colaboração e cooperação entre os municípios no sentido de materializar o acordo de geminação.
“O executivo municipal está muito empenhado, desde a primeira hora, em elevar a notoriedade internacional de Braga para alavancar o desenvolvimento do concelho a vários níveis. Um dos eixos desta estratégia passa pelo estabelecimento de relações com outros municípios e regiões para troca de boas práticas, cooperação em projectos comuns e fortalecimento do relacionamento internacional das nossas comunidades, empresas e instituições”, referiu António Barroso.
“A presença em Veliko Tarnovo visa demonstrar o nosso apreço por esta geminação mas sobretudo fazê-la passar do papel para acções concretas que vamos agora iniciar. A economia, o turismo, a cultura, a ciência, a educação e o desporto, onde seremos cidade europeia do desporto em 2018, são áreas onde iremos cooperar e prosperar, elevando a marca Braga pelo mundo”, acrescentou.
Desenvolver projectos e iniciativas comuns no âmbito do programa ‘Europa dos Cidadãos’, intercâmbios artísticos e culturais, promoção turística conjunta, troca de boas práticas de governança, intercâmbios desportivos e também o incremento de parcerias entre as Universidades de Braga e Veliko Tarnovo, assim como a dinamização de negócios para as empresas dos dois municípios, incluindo acções entre a Startup Braga e a Agência de Inovação e Tecnologia de Veliko Tarnovo, foram alguns dos temas em destaque neste encontro.
3.ª CIDADE DA BULGÁRIA
“Veliko Tarnovo oferece oportunidades de parceria nas áreas das artes, cultura, ciência, desporto, educação, turismo e negócios. Prevejo muitas possibilidades para as Universidades cooperarem, bem como os empresários. Para nós é muito importante que as geminações passem da política para a prática. A dinâmica e visão de Braga estimula-nos a trabalhar convosco”, enfatizou Gancho Karabadzhakav.
Veliko Tarnovo é a terceira mais importante cidade búlgara, tendo já sido capital. É uma cidade do Norte da Bulgária e centro administrativo da província com o mesmo nome. Outrora conhecida como a cidade dos czares, é um importante centro cultural, económico e administrativo da Bulgária e, tal como Braga, tem uma importância histórica no país e conhecida como a cidade de muitas igrejas.
Tem cerca de 100 mil habitantes e é sede da segunda mais importante universidade do país, a Universidade de Santo Cirilo e Metódio de Veliko Turnovo, e ainda a Universidade Nacional Militar de Vasil Levski. Como centro económico, é conhecida pelas suas indústrias nas áreas da electrónica, têxteis, plásticos e sector alimentar.
Veliko Tarnovo é também um dos centros turísticos mais importantes da Bulgária, pela sua importância histórica e cultural.