O acordo de geminação entre Braga e a cidade romena de Cluj-Napoca foi assinado esta quarta-feira, formalizando a relação que mantêm desde há anos.
Lembrando que a Cidade dos Arcebispos tem uma “excelente” relação, principalmente devido a intercâmbios e partilha de experiências ao nível das políticas de juventude, Ricardo Rio aproveitou a presença do presidente Emil Boc para a cerimónia de apresentação do primeiro selo de qualidade europeu para Cidades Amigas dos Jovens.
O presidente da Câmara recordou que as duas cidades foram Capital Europeia da Juventude em 2015, Cluj faz também parte da Rede de Cidades Capitais Europeias de Juventude e é uma das cidades parceiras do Município de Braga no projecto ‘100%Youth City’.
Emil Boc, que foi primeiro-ministro da Roménia entre 2008 e 2012, mostrou-se “surpreendido com o potencial de Braga e com a qualidade de vida” da cidade minhota.
“Temos muitos pontos em comum, não apenas do ponto de vista histórico, mas também queremos aprender com a experiência de Braga”, disse o autarca romeno.
Cluj-Napoca é a capital da província histórica da Transilvânia e tem mais de 320 mil habitantes. É um dos principais centros académicos, culturais, industriais e comerciais da Roménia.
Entre outras instituições, integra a maior universidade do país, a Universidade Babeş-Bolyai, instituições culturais de renome nacional, assim como o maior banco privado romeno.
De acordo com a revista americana Information Week, Cluj-Napoca está-se a tornar na ‘tecnópolis’ da Roménia.