A Câmara de Braga assinou esta quarta-feira um acordo de geminação com a cidade brasileira de Manaus, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do município de Manaus, Wilker Barreto, e de Marco Calvacanti em representação da Prefeitura de Manaus.
Segundo Ricardo Rio a geminação enquadra-se na estratégia de afirmação internacional da cidade e visa aumentar a cooperação e as relações entre os dois municípios.
“Nos últimos três anos, Braga tem procurado projectar-se internacionalmente, dando a conhecer os enormes recursos da cidade não apenas no plano social e económico, com uma dinâmica intensa nos diversos sectores de actividade, mas também em termos de políticas de Juventude”, referiu o presidente da Câmara de Braga, dando conta do título de Capital Ibero-Americana da Juventude que Braga ostenta este ano.
Rio salientou que as duas cidades “têm muito a ganhar com a geminação”, desde logo pela “partilha de experiências e pela oportunidade de avançar com projectos conjuntos no plano científico, social, ambiental, cultural, desportivo e económico”.
O intercâmbio com a cidade de Manaus nasceu das relações que se estabeleceram entre os dois municípios, com especial enfoque na comunidade luso-brasileira de Manaus, através da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira do Amazonas e do Conselho da Comunidade Portuguesa e Luso Brasileira do Amazonas.
Em Agosto, é a vez de Manaus receber uma comitiva bracarense liderada por Ricardo Rio e que integra diversos empresários e representantes de associações empresariais. Aproveitando a presença naquele país irmão, o autarca estabelece também contactos com a cidade do Rio de Janeiro, outra “cidade estratégica para a afirmação do potencial de Braga”.