No âmbito da visita ao Rio de Janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi recebido no Palácio da Cidade pelo embaixador Laudemar Aguiar, coordenador das Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Neste encontro de trabalho, onde também esteve presente o vereador Miguel Bandeira, o responsável da Prefeitura do Rio de Janeiro demonstrou vontade em aprofundar as relações entre as duas cidades, que estão geminadas desde 2014.
Aguiar disse que recebeu “um mandato claro do Prefeito para fazer funcionar esta geminação e aumentar os laços de cooperação”, pois é “importante para o Rio de Janeiro que estas geminações se concretizem em acções concretas”.
Ricardo Rio concordou, dizendo que é “fundamental que estas geminações saiam do papel e que exista uma verdadeira colaboração entre as duas partes”. Sendo Braga Capital Ibero-americana da Juventude, “esta é uma boa oportunidade para começar a trabalhar em conjunto em áreas distintas, não só nas políticas de juventude, onde o Rio de Janeiro também tem um trabalho muito positivo, mas também nas áreas da dinamização económica ou na investigação científica”.
Sendo o Rio de Janeiro uma cidade global, é importante para “Braga desenvolver esta relação, aprender com o que se faz aqui, mas também partilhar algumas experiências que estão a ser desenvolvidas em Braga e que podem ser úteis ao Rio de Janeiro”, afirmou Ricardo Rio.
No decorrer da conversa ficou acertado que haverá conversas bilaterais nestas áreas, e que haverá troca regular de conhecimento e de informação.
Laudemar Aguiar fez uma apresentação sobre a estratégia seguida pelo Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos, evidenciando a importância que este evento à escala mundial teve para a revitalização da cidade e melhoria das condições de vida das populações.
Nesta apresentação, o Coordenador das Relações Internacionais destacou que apenas 1 em cada 5 reais gastos serviu para infra-estruturas desportivas e que as melhorias efectuadas nas áreas da mobilidade, na protecção civil ou no ambiente foram fundamentais para melhorar a qualidade de vida numa cidade com mais de 6 milhões de habitantes e que enfrenta ainda muitos problemas.
. Outro dos temas da conversa foi a estratégia seguida pelo Rio de Janeiro na área das cidades inteligentes, que a tornou numa das mais dinâmicas de toda a América Latina, realçando a modernidade do Centro de Operações da cidade, que reúne mais de 30 camadas de informações diferentes, como na mobilidade, na segurança, na electricidade ou na limpeza da cidade, e que envolve diferentes parcerias, como com a IBM ou Samsung.
Internacionalizar Braga
Ricardo Rio demonstrou interesse nesta estratégia, até porque “sabemos que o Rio de Janeiro é uma referência nesta área e Braga tem muito a retirar desta experiência, e, à sua escala, também está a desenvolver alguns projectos que podem ser úteis ao Rio de Janeiro”. Laudemar Aguiar ficou também interessado em conhecer mais sobre as experiências de Braga, até porque “há desenvolvimentos tecnológicos provenientes de Braga, da Universidade do Minho e do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que podem ser interessantes para o Rio de Janeiro”.
Esta foi a última reunião de trabalho da visita de Ricardo Rio e Miguel Bandeira ao Brasil, que ficou marcada por dezenas de contactos com políticos, empresários, membros da comunidade portuguesa e jornalistas, e que serviu para promover Braga em Manaus e Rio de Janeiro, duas cidades com quem está geminada.
A “internacionalização de Braga também passa por contactar directamente com agentes internacionais, e o Brasil, e em particular estas duas cidades, com quem Braga já tem uma relação especial, são apostas claras nesta estratégia”, afirmou Ricardo Rio. “A estratégia é clara: fazer nascer destas relações acções concretas, seja na área da economia, do turismo, da cooperação cultural ou na divulgação das nossas riquezas no exterior”, concluiu o presidente da Câmara de Braga.