A Câmara de Braga aprecia na próxima segunda-feira, em reunião descentralizada do executivo municipal, uma proposta de geminação com Santiago de Compostela.
A proposta prevê, afirma a autarquia em comunicado, “o reforço das relações de amizade entre as duas cidades no sentido de fortalecer a herança cultural e histórica, promover a participação dos povos e criar sinergias entre os governos locais, as instituições e as empresas”.
“O acordo representa ainda uma aposta na cooperação turística, nomeadamente no desenvolvimento da promoção do Caminho Português de Santiago, aumentando ao mesmo tempo a cooperação em diversas áreas, como nas políticas de juventude, no desporto, no urbanismo ou no património”, adianta a Câmara.
Para o presidente do município “a afirmação internacional e a cooperação institucional são vectores estratégicos que têm sido desenvolvidos nos últimos anos”.
“O nosso concelho tem protagonizado diversos acordos de cooperação com cidades de todo o mundo. Com esta proposta queremos recuperar uma relação histórica de séculos, consolidando uma relação já efectiva e bastante profícua”, sustenta Ricardo Rio.
A par da promoção da língua portuguesa e das culturas lusófonas e da protecção e divulgação do património e valores imateriais, o memorando prevê o desenvolvimento do turismo sustentável, a identificação e criação de novas iniciativas no âmbito urbanístico, promover a cooperação no âmbito da ciência, educação, economia e investimento, nas políticas e actividades desportivas e para a juventude.