Ricardo Rio e presidente da Câmara de Veliko Tarnovo, Bulgária, assinaram esta sexta-feira um memorando de entendimento entre as duas autarquias visando a geminação.
O presidente da autarquia búlgara, Daniel Panov, dirige também a Associação de Municípios da Bulgária.
Esta parceria, além de incluir a geminação das duas cidades, contém cooperação nas áreas culturais, dinamização económica e captação de investimento, bem como no desenvolvimento da promoção turística das duas regiões e partilha de experiências na governação, ciência e educação.
O presidente da Câmara de Braga destacou as “inúmeras afinidades” existentes entre as duas cidades, salientando desde logo o potencial turístico e o contributo de ambas para o desenvolvimento económico dos seus países.
“Ao longo deste mandato, o executivo municipal tem procurado dar dimensão internacional a Braga e esse esforço assenta muito no estabelecimento neste tipo de parcerias. Julgamos que é pela partilha de boas práticas e pela integração em redes internacionais de cooperação que podemos contribuir nas mais diversas áreas para o desenvolvimento da cidade”, sustentou Rio.
Ricardo Rio agradeceu ainda ao embaixador da Bulgária em Portugal, presente na cerimónia, por ter “apadrinhado a assinatura do memorando de entendimento que resulta ainda do desafio lançado pelo Presidente da República búlgaro, aquando da Cimeira de Arraiolos que teve lugar em Braga”.
Veliko Tarnovo é uma cidade do Norte da Bulgária e centro administrativo da província com o mesmo nome. Outrora conhecida como a cidade dos czares, é um importante centro cultural, económico e administrativo da Bulgária e, tal como Braga, tem uma importância histórica no país e conhecida como a cidade de muitas igrejas.
Aquele município tem cerca de 100 mil habitantes e é sede da segunda mais importante Universidade do país, a Universidade de Santo Cirilo e Metódio de Veliko Turnovo, e ainda a Universidade Nacional Militar de Vasil Levski. Como centro económico, é conhecida pelas suas indústrias nas áreas da electrónica, têxteis, plásticos e sector alimentar.
Veliko Tarnovo é também um dos centros turísticos mais importantes da Bulgária, pela sua importância histórica e cultural.
A sua origem remonta ao século VI A.C, com vestígios de um aldeamento Trácio. Na Idade Média, e após a expulsão dos bizantinos, foi a capital do Segundo Império Búlgaro e permaneceu como tal durante 208 anos, até à invasão otomana da Europa. Desde então e até ao seculo XIX, com excepção de alguns períodos de revolta contra o Império Otomano, e tal como o resto da Bulgária, permaneceu sob ocupação, até à independência em 1887.
Foi em Veliko Tarnovo que foi assinada e ratificada a Constituição do moderno Estado Búlgaro em 1879, mas nesse ano a capital foi transferida para Sófia. Devido à importância histórica da cidade, o Czar Fernando escolheu Veliko Tarnovo para declarar a completa independência da Bulgária a 5 de Outubro de 1908.