O jornal económico Financial Times publicou, esta quinta-feira, o ranking das Cidades de Futuro, no qual Braga se destaca mais uma vez, ocupando a 2.ª posição na categoria dedicada à Estratégia de Captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) entre as cidades com uma população entre 100 mil e 350 mil habitantes.
Desde 2020, Braga tem-se destacado neste ranking internacional pela sua capacidade de atrair IDE, posicionando-se no top 10 das principais cidades europeias de pequena dimensão com o melhor desempenho na atracção de IDE.
“A estratégia de Braga, que já havia sido distinguida com a 5.ª e 7.ª posições em anos anteriores, tem possibilitado a atracção de IDE de valor acrescentado de forma consistente e contínua. Este registo permitiu à cidade alcançar, nos últimos três anos, posições de pódio, destacando-se em 2023 no 1.º lugar entre as cidades de pequena dimensão na Europa, mantendo a 2.ª posição em 2024 e novamente em 2025, conforme o prestigiado ranking da fDi Intelligence”, salienta a InvestBraga.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, considera que esta distinção reforça, mais uma vez, o reconhecimento do “sucesso do trabalho desenvolvido, especialmente pela InvestBraga, nos últimos anos na atracção de investimento para o concelho, promovendo a criação de valor e emprego qualificado”.
O autarca destaca ainda que “o reconhecimento internacional de Braga, impulsionado pela participação da cidade em importantes redes de cidades internacionais, tem permitido, nos últimos anos, atrair investimentos de diversas multinacionais. A presença contínua de Braga nos primeiros lugares deste ranking evidencia a relevância da promoção das nossas vantagens competitivas a nível internacional, o que tem atraído o interesse de grandes multinacionais, que se estabelecem no concelho e geram novos postos de trabalho, particularmente em sectores tecnológicos e inovadores.”
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, salienta que “este reconhecimento resulta de uma estratégia de desenvolvimento definida em 2014, quando o município de Braga e a sua agência para a dinamização económica, a InvestBraga, em conjunto com as principais empresas que operam a partir de Braga para o mercado internacional, centros de conhecimento, universidades, centros de I&D e outros stakeholders responsáveis pelo desenvolvimento do território, elaboraram um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga para o período 2014-2026. É esta proximidade entre as empresas e estas entidades, bem como o trabalho desenvolvido na execução das ações definidas neste plano estratégico, que tem permitido à cidade consolidar um ecossistema empresarial e de inovação robusto e dinâmico. Este sucesso foi recentemente reconhecido pelo Conselho Europeu de Inovação, que distinguiu Braga com o prémio de ‘European Rising Innovative City’ nos iCapital Awards de 2025”.
“INCENTIVO”
Gil Carvalho, director da Área de Dinamização Económica e Atracção de Investimento da InvestBraga, acrescenta que “o ecossistema empresarial de Braga é actualmente forte em conhecimento, inovação e talento, consolidando a cidade como um local de excelência para acolher projectos internacionais de valor acrescentado”.
“A distinção de Braga neste ranking é um incentivo para continuarmos a trabalhar com todos os stakeholders da nossa região, criando o valor e o conhecimento necessários para atrair e reter grandes investimentos internacionais e talento”, sublinha Gil Carvalho.
EMPRESAS
Entre os exemplos de empresas instaladas em Braga encontram-se a Bosch Car Multimedia, Aptiv, Nestlé Business Services, Mercedes Benz.io, Critical Techworks, Deloitte, NTT Data, Accenture, Fujitsu, PTW, Fiducial, Uphold, Checkmarx, Eurofins, Nu Boyana, Innovayt e Ciellos.
Além disso, Braga destaca-se pela presença de empresas de renome internacional que nasceram no concelho, como os grupos CASAIS, DST, Três60, Navarra, ETMA, Promecel, Garden Gate e Fehst Componentes, nas áreas de engenharia, energia e construção.
No sector tecnológico, sobressaem empresas como F3M, Edigma, Eurotux, Outsystems e Cegid (multinacional que adquiriu a Primavera e a Eticadata), bem como a Mobileum – Active Intelligence (que integrou a WeDo Technologies), entre outras, que, a partir de Braga, desenvolvem soluções para os mercados internacionais mais exigentes.
Braga estará, assim, novamente presente na cerimónia de entrega dos prémios, que ocorrerá no próximo dia 11 de Março, no evento ‘European Cities and Regions of the Future 2025 Awards Ceremony’, em Cannes, França. Este evento, realizado em paralelo ao MIPIM – The Global Urban Festival, será uma oportunidade para partilhar conhecimentos e oportunidades com os responsáveis pelas cidades reconhecidas, igualmente distinguidas pela excelência das suas estratégias de desenvolvimento.