O projecto ‘B3-Eco’ desenvolvido por alunos da Escola EB 2,3 de Gualtar Jovens das escolas foi a proposta mais votada no âmbito da segunda edição do ‘Parlamento Concelhio – Pequenos Grandes Políticos’ dirigida às escolas do 3.º ciclo de Braga. Ao todo foram apresentadas a vários membros do executivo e à presidente da Assembleia Municipal, nove propostas em diversas áreas, que têm em vista a valorização do território.
Os vencedores receberam um prémio individual e têm ainda a oportunidade de passar um dia com o executivo municipal, acompanhando de perto o trabalho de governação da autarquia. Além disso, a escola também receberá um prémio simbólico pela sua participação.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, é necessário incutir nos mais novos, desde “tenra idade”, os valores democráticos e estimular o espírito de cidadania. “É fundamental que os jovens olhem à sua volta e descubram o que pode ser melhorado na cidade, na sua freguesia ou zona de residência, identificando projectos e iniciativas que possam trazer melhorias à comunidade no seu todo”, afirmou.
Sublinhando que existe um défice de participação democrática na sociedade, o Rio referiu que é junto dos jovens que se tem de combater o “desinteresse e falta de vontade” em participar nas decisões que influenciam o dia-a-dia e o futuro da população.
“Da nossa parte, temos vindo a demonstrar que totalmente estamos disponíveis para ouvir e acreditámos que os contributos dados pelos jovens são para ser levados a sério e podem ser extremamente pertinentes para o futuro da cidade”, disse, adiantando que as ideias recolhidas na edição transacta desta iniciativa foram depois executadas no âmbito das políticas municipais: “O melhor exemplo disso é a prova que se realizou no escadório do Bom Jesus e que foi sugerida por alunos do Colégio Teresiano”.
A iniciativa contou com a participação de 76 alunos divididos por nove escolas, nomeadamente o Colégio Teresiano (Braga Clean), a Escola Secundária Sá de Miranda (Tourism for All), a EB 2,3 de Real (Vamos Colorir Braga), a EB 2,3 de Gualtar (B3-Eco), a Escola Francisco Sanches (Com chuva ou com Sol…Haverá sempre festa); a Escola de Lamaçães (Braga + Verde), o Conservatório Calouste Gulbenkian (Centro de Línguas de Braga), a Escola André Soares (Unidos pelo Desporto) e o externato Infante D. Henrique (Roteiro Bracarense – Percurso Pedestre).