Braga não avança no plano de desconfinamento por causa do crescimento de infecções. O concelho está entre os 25 em risco elevado e que, por essa razão, mantém as restrições, nomeadamente o encerramento dos cafés e restaurantes às 22h30. Já três recuam, entre estes últimos está a Aréa Metropolitana de Lisboa (AML).
Portugal está neste momento, “claramente na zona vermelha da nossa matriz”, indicou, esta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante a conferência de imprensa do Conselho de Ministros, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
Com uma incidência de 126,6 casos por cem mil habitantes a 14 dias [superior ao patamar de alerta estabelecido – 120] e um índice de transmissibilidade (RT) de 1.18 [0,18 a cima do nível de alerta], o país está “longe das linhas vermelhas”, continuou a governante.
O crescimento também é sentido na ocupação do SNS, que não estando sob a pressão registada em Janeiro, recomeça a revelar “uma situação complexa”. Na última semana, os internamentos em enfermarias aumentaram 30% e em unidades de cuidados intensivos 26%.
A Área Metropolitana de Lisboa mantém-se “fechada” ao fim-de-semana; apesar de continuar a ser possível circular entre os 18 municípios desta área, não se pode sair ou entrar, excepto com um teste negativo ou um Certificado Digital Covid.
Entre as boas notícias anunciadas esta quinta-feira, está a regulamentação do Certificado a nível nacional, que funciona como uma espécie de passaporte de acesso directo a eventos com mais de 500 pessoas, espectáculos, casamentos e baptizados.
O certificado, que pode ser pedido no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entra em vigor a partir de 1 de Julho e serve para atestar a vacinação completa, a recuperação de uma pessoa que já tenha sido infectada ou um teste negativo nas últimas 72 horas.
CONCELHOS EM ALERTA
São 19 concelhos os concelhos em alerta, ou seja, em risco de dar um passo atrás no desconfinamento por registarem pela primeira vez uma taxa de incidência superior aos limiares definidos:
Alenquer
Avis
Castelo de Vide
Castro Daire
Chamusca
Constância
Faro
Lagoa
Mira
Olhão
Paredes de Coura
Portimão
Porto
Rio Maior
Santarém
São Brás de Alportel
Silves
Sousel
Torres Vedras.
CONCELHOS RISCO ELEVADO
São 25 os concelhos em risco elevado e que voltam a ter limites de horários:
Alcochete
Almada
Amadora
Arruda dos Vinhos
Barreiro
Braga
Cascais
Grândola
Lagos
Loulé
Loures
Mafra
Moita
Montijo
Odemir
Odivelas
Oeiras
Palmela
Sardoal
Seixal
Setúbal
Sines
Sintra
Sobral de Monte Agraço
Vila Franca de Xira.
MEDIDAS
- Teletrabalho obrigatório quando as actividades o permitam;
- Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo);
- Espectáculos culturais até às 22h30;
- Casamentos e baptizados com 50 % da lotação;
- Comércio a retalho alimentar e não alimentar até às 21h00;
- Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público;
- Permissão de prática de actividade física ao ar livre e em ginásios;
- Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir DGS;
Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
ÁREA METROLITANA DE LISBOA
A situação epidemiológica tem vindo a agravar-se, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo, e por isso, além das medidas de restrição já conhecidas, o Conselho de Ministros determinou restringir as viagens de e para a AML que regista um risco muito elevado:
- Entre as 15h00 do dia 25 de Junho e as 06h00 de segunda-feira, dia 28 de Junho, salvo para os casos legalmente excepcionados.
- Contudo, é possível entrar e sair da AML mediante apresentação de um de três certificados:
– vacinação completa;
– recuperação da doença covid-19;
– teste negativo de despiste da doença (com excepção dos auto-teste).
Na AML e nos concelhos de Albufeira e Sesimbra: Estabelecimentos comerciais, restaurantes e cafés têm de encerrar até às 15h30 ao fim-de-semana
Supermercados têm de fechar até às 19h00 ao sábado e domingo.
RESTO DO PAÍS
Os restantes concelhos de Portugal Continental ficam na nova fase do plano de desconfinamento, em vigor desde 10 de Junho:
- Teletrabalho recomendado nas actividades que o permitam;
- Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento;
- Comércio com horário do respectivo licenciamento;
- Transportes públicos com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados;
- Espectáculos culturais até à meia-noite;
- Salas de espectáculos com lotação a 50%;
- Foras das salas de espectáculo, com lugares marcados e com regras a definir pela DGS.
- Escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de acesso definidas pela DGS;
- Recintos desportivos com 33% da lotação;
- Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.
NÍVEIS DE RISCO
O nível de risco elevado: concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).
O nível de risco muito elevado: concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).