A Câmara de Braga informa que, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que até ao final de sábado, prevê-se um quadro meteorológico de temperaturas elevadas a oscilar entre os 36ºC e os 39ºC, favoráveis à ocorrência de incêndios rurais.
Da mesma forma, são esperados valores baixos de humidade relativa durante as tardes, com valores entre 15 e 30%, fraca recuperação nocturna na noite desta quarta para quinta e vento até 30 km/h do quadrante norte e Leste, por vezes até 40 km/h até meio da manhã.
Assim, para este período de risco máximo de incêndio rural são espectáveis:
– Ocorrência de incêndios de tipologia de vento, em especial no período da manhã em especial. Predominância de vento do quadrante Este.
– Velocidade de propagação inicial estimada superior a 600 m/h.
– Maiores dificuldades de rescaldo. Probabilidade de ocorrência de incêndios subterrâneos.
– Fogos não controláveis e extremamente difíceis de extinguir.
PREVENÇÃO
Durante o período crítico é proibido:
– Fazer queimas e queimadas.
– Uso de fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados.
– Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
– O lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
– Fumigar ou desinfestar em apiários excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
– É obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapachamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.