Braga está entre as 100 cidades do Mundo que mais recorrem a fontes de energia renováveis, a par de Oslo (Noruega), Seatle (EUA) ou da canadiana Vancouver.
De acordo com as conclusões de um estudo da organização Carbon Disclosure Project (CPD), com sede no Reino Unido, a ‘velha’ Bracara Augusta recorre a pelo menos 70% da energia proveniente de fontes renováveis.
Comentando ao PressMinho/O Vilaverdense as conclusões daquela organização, Ricardo Rio afirma que é corolário e de “um trabalho progressivo” que a autarquia “desenvolve em função do nosso compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida das populações”.
“Braga integra hoje várias redes e projectos ligados a esta vertente e tem em curso alguns projectos incidentes sobre a descarbonização”, refere o presidente da Câmara bracarense.
“Este é um esforço que toca a todos e não apenas ao município”, vinca Ricardo Rio.
FAFE NO TOP 100
Fafe, Porto, Cascais e Moita são outras das cidades portugueses que também integram o top 100 deste ranking, que mede a utilização de energia renovável em 570 cidades de todo o Mundo.
Segundo o estudo da CDP, regista-se uma diversificação de fontes de energia: 275 cidades estão a utilizar energia hidreléctrica; 189 geram electricidade a partir do vento; 184 usam energia solar fotovoltaica; 164 utilizam biomassa e 65 energia geotérmica.
“As cidades são responsáveis por 70% das emissões de CO2 e há um enorme potencial para liderar a construção de uma economia sustentável. De forma reconfortante, os nossos dados mostram empenho e ambição. As cidades não só querem mudar para as energias renováveis, mas, o mais importante – podem”, salienta Kyra Appleby, director de Cidades do CDP, citado pelo Jornal Económico.
Fernando Gualtieri (CP 1200)