O dossier de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027 foi apresentado esta sexta-feira no Salão Nobre do Theatro Circo, a emblemática e centenária casa de espectáculos bracarense.
Mantendo o tema ‘Tempo de Contemplação’, o dossier de Braga é uma versão mais completa do dossier de pré-selecção, documento este que, juntamente com uma audiência perante o júri, garantiu o lugar da cidade na final.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, reforçou o compromisso do Executivo com o desenvolvimento da área cultural no concelho, que definiu como um “factor decisivo de transformação do território em diversas dimensões, tais como a economia, educação, apoio social, inclusão ou sustentabilidade”.
Nesta versão final, o dossier procura responder aos comentários elaborados pelo júri no relatório de avaliação da primeira fase, aprofundando ainda o tema e desenvolvendo de forma mais exaustiva o programa cultural.
O programa artístico da candidatura é composto por 48 projectos divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação.
Estão ainda previstos seis eventos de natureza mais festiva apelidados de ‘celebração’. Mais de 85% dos projectos são de carácter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.
Entre os dias 5 e 6 de Dezembro tem lugar, em Lisboa, uma nova audiência das cidades finalistas, estando a audiência de Braga marcada para dia 6 durante a manhã. Alguns elementos do júri fazem ainda uma visita de um dia às quatro cidades finalistas com a finalidade de obter mais informações sobre as suas propostas. A visita a Braga está marcada para dia 30 de Novembro.
Recorde-se que Braga é uma das quatro cidades finalistas ao título de CEC 2027, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada. As quatro cidades entregaram o seu dossier de candidatura final, que será agora analisado pelo júri internacional.
No dia 7 de Dezembro é conhecido o nome da cidade portuguesa que recebe o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.
A versão digital do dossier já está disponível para consulta no site do projecto: www.braga27.pt.