Três ambulâncias, mais dois veículos de apoio e diverso material de ajuda humanitária, partiram esta terça-feira de Braga para a Ucrânia, fruto da campanha de solidariedade da UPE- Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano – Solidariedade Ucrânia.
Esta iniciativa, que conta com o apoio do município, desafiou a sociedade civil empresas e diversas entidades a demonstrarem a sua solidariedade para com o povo ucraniano, através de uma campanha de angariação de fundos.
Em Braga foi angariada uma ambulância, uma viatura Citroen C5 – que servirá para apoiar o resgate de doentes e feridos -, bem como alguma ajuda humanitária como medicamentos, roupa e enlatados.
Do Algarve, fruto de uma parceria da UPE com a Oranta – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, vão mais duas ambulâncias e um jeep.
Este equipamento, que saiu de Braga em direcção à Polónia, dará apoio ao Hospital Central de Kherson, que está situado na linha da frente de região bombardeada e que sofre consequências do rebentamento da Barragem de Nova Kakhovka.
Esta iniciativa, que contou também com o apoio da Associação Empresarial de Braga, a Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, a Santa Casa da Misericórdia de Braga e a Associação Asas, “excedeu todas as expectativas, demonstrando toda a solidariedade dos Bracarenses e das suas instituições”, referiu Altino Bessa, vereador da Câmara, que acompanhou a partida do equipamento, no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga.