A Câmara Municipal de Braga e o Ministério da Educação assinaram um acordo de colaboração para a requalificação e modernização das instalações da Escola Secundária de Maximinos, a executar no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020 e que tem um valor global de 1 milhão e 220 mil euros.
Ao município compete assegurar a elaboração dos projectos de arquitectura e das especialidades para a requalificação e modernização do edifício e dos arranjos exteriores incluídos no perímetro da escola, bem como obter todos os pareceres legalmente exigíveis e assegurar a posição de dono da obra, lançando os procedimentos de acordo com os projectos aprovados pelos serviços do Ministério da Educação, adjudicando as obras e garantindo a fiscalização e coordenação da empreitada.
É ainda responsabilidade do município assumir metade da contrapartida pública nacional, no valor de 91 mil e 500 euros, sendo a outra metade paga pelo Ministério da Educação à autarquia. O arranque das obras está previsto para o próximo ano lectivo.
A intervenção prevista vem dar resposta às pretensões da comunidade e concretizar a ambição de potenciar a qualidade do ensino e o conforto de todas as crianças que frequentam este estabelecimento. Inaugurado em 1986, o edifício não sofreu qualquer obra de requalificação até este momento, pelo que necessita de infra-estruturas adequadas à realidade e às exigências actuais do ensino.
Por outro lado, a aposta da Escola de Maximinos no ensino articulado de música e dança, em parceria com a Calouste Gulbenkian e o Ginasiano – Escola de Dança do Porto, leva a que sejam necessárias criar melhores condições para o ensino dessas áreas, nomeadamente dotando o espaço de um auditório, salas de dança e espaços de aprendizagem individual de instrumentos.