Mais “culta e activa” na área desportiva é assim que Sameiro Araújo define o momento que Braga atravessa no sector da desporto e da prática da actividade física. A vereadora do Desporto da Câmara de Braga falava, na sessão de abertura do Seminário de Experiências no Âmbito do Desporto, que decorreu esta quarta-feira no auditório do Museu D. Diogo de Sousa.
No encontro, Sameiro Araújo referiu que Braga tem vindo a experienciar uma alteração “extremamente positiva” no dinamismo da cidade e dos habitantes no que concerne ao desporto e à prática de actividade física.
Para Sameiro Araújo, a cidade tornou-se mais “culta e activa” na área desportiva, sendo um factor de orgulho receber este seminário.
“Desenvolvemos um vasto conjunto de políticas para promover de forma continua e integrada a vitalidade do concelho através da realização de múltiplas actividades, projectos e eventos que fomentam a marca Braga além-fronteiras”, afirmou a autarca, lembrando que o executivo municipal está fortemente empenhado na candidatura de Braga a Capital Europeia do Desporto em 2018 e que o concelho pretende igualmente candidatar-se a receber os Jogos do Eixo Atlântico.
”A troca de experiências é sempre um momento importante e que potencia a evolução, permitindo tirar ilações sobre o fenómeno desportivo e os caminhos para o futuro”, sublinhou, enaltecendo o investimento que tem sido efectuado na área e que tem repercussões directas na saúde, bem-estar, associativismo e turismo.
A iniciativa contou também com as presenças de Xoán Mao, Secretário-geral do Eixo Atlântico, e José Guilherme Aguiar, Vereador do desporto de Vila Nova de Gaia.
O evento, organizado pelo Eixo Atlântico, juntou os municípios que integram a instituição com o objectivo de discutir as políticas desportivas no quadro ibérico.