Braga está na moda, facto que se pode comprovar pelo aumento do número de turistas que diariamente acedem ao Posto de Turismo. No período entre Setembro de 2015 até à presente data, 215.373 visitantes passaram pelo posto de informação municipal, que representa um aumento de 28% em relação ao período homólogo anterior, que registou 168.342 turistas.
Os números foram apresentados esta quinta-feira, por António Barroso, membro do gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal de Braga.
Segundo António Barroso, “este ano a época alta foi a melhor de sempre, registando um grande movimento de turistas, sendo que Agosto ultrapassou todas as expectativas com 87.758 atendimentos”.
Os números são elucidativos, uma vez que durante os meses de Junho, Julho e Agosto passaram pelo Posto de Turismo um total de 155.045 visitantes. Comparativamente ao ano anterior, em que foram atendidos 123.211 turistas, registou-se um aumento de 25,8%, durante o mesmo período.
Turismo britânico e italiano aumenta
À semelhança de anos anteriores, França e Espanha são os principais mercados emissores, tendo sido registados 70.515 atendimentos a indivíduos de nacionalidade espanhola, o que corresponde a 33%, do número total de visitantes. Segue-se o mercado português com 45.295 visitantes (21%) e o mercado francês com 42.404 visitantes (20%). A soma de visitantes provenientes destes três países corresponde a 70% da totalidade de visitantes.
A nacionalidade com maior acréscimo no registo de visitas foi a espanhola (43,7%), seguida do Reino Unido com 43.53%, e da Itália com um aumento de 41,1%.
“Entre os turistas que têm procurado o posto de informação, além da predominância de franceses, espanhóis, italianos e holandeses, encontramos também marroquinos, japoneses, chineses, cambojanos, costa-riquenhos, egípcios, guatemaltecos entre outros oriundos dos mais variados países”, sublinhou António Barroso, acrescentando que “as iniciativas de promoção da cidade de forma segmentada a diferentes públicos estão a produzir efeitos positivos”.
Promoção e cooperação institucional
“A recepção a jornalistas e bloggers estrangeiros, muitos de revistas e sites da especialidade, é outro dos grandes trunfos utilizados, assim como a visita de operadores turísticos de todo o mundo, com enfoque no ‘trade’ do turismo religioso. Merecem destaque iniciativas que incluem a degustação de produtos tradicionais e a produção e transmissão de filmes e artigos promocionais na imprensa nacional e internacional, gerando todo um universo informativo que está actualmente a gerar frutos”, explicou.
António Barroso explica este crescimento com “o trabalho de promoção da cidade e da região que, tem vindo a ser efectuado pelo município de Braga ao longo de todo o ano, nomeadamente com a participação em grandes feiras internacionais e em locais estratégicos”, sublinhando igualmente o “trabalho de cooperação com a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Associação de Turismo do Porto, e com diversos parceiros locais, com destaque para a Associação Comercial de Braga”.
“Também é de relevar sobretudo as ações desenvolvidas pelos empresários e empreendedores bracarenses que diariamente trabalham na promoção dos seus espaços, produtos e serviços, mas também deste território ímpar e distinto que tantos turistas tem atraído”, enfatizou António Barroso.
Os eventos da cidade foram também destacados por António Barroso, como um dos factores de atracção de público à cidade. “A dinamização de um vasto programa cultural, desportivo e de animação com destaque para a programação do Theatro Circo e do GNRation, bem como os grandes eventos que se realizam no Concelho, são factores determinantes para o incremento da atractividade mas também para esbater a sazonalidade, onde também tem havido uma forte aposta no turismo de congressos e negócios”, concluiu Barroso.