O ArtT-MAP é um projeto artístico que visa mapear Portugal com arte. Anualmente organiza exposições de arte contemporânea de grande escala em diferentes cidades, convidando artistas portugueses e estrangeiros, conhecidos e emergentes, para fascinar-se com a autenticidade das localidades, viver a história e expor nas melhores galerias. Este ano, o ART-MAP apresenta-se em Braga: entre 22 de julho e 9 de setembro, em nove edifícios históricos da cidade, que recebem 270 obras: pinturas, esculturas, instalações, fotografia e vídeo arte, arte sonora e livros de artistas.
Acontecem também várias residências artísticas, conferências com os artistas, workshops, uma performance do duo teatral espanhol Balázs Várnai e Mercé de Rande e um concerto do lendário Homem do Trigo.
Os 80 artistas participantes foram selecionados a partir de 311 propostas recebidas, para expor em Braga e são representantes de 21 países, incluindo, além da UE, Israel, Índia, Dubai, EUA, Cuba, Canadá, Brasil e Costa Rica. Entre eles, estão artistas portugueses e artistas já conhecidos de Braga: Alberto Vieira, Carlos Araújo, Carlos Teixeira, Patrícia Ferreira, Costa Araújo.
‘Pensar Barroco’ foi um desafio proposto aos artistas, para revitalizar nas suas criações os motivos do barroco; estudar o estilo e os seus conceitos e pensar como o barroco se pode manifestar na contemporaneidade.
Este Festival-Roteiro das Artes convida para, orientando-se pelo mapa, num dia, visitar nove espaços no centro da cidade e usufruir da exposição da arte contemporânea, organizada com curadoria de Madina Ziganshina. A entrada é livre.
Luís Moreira (CP 8078)