No âmbito da Braga Barroca, que se realiza entre os próximos dias 20 e 24, está patente pelas no Palácio do Raio, a exposição ‘Josefa de Óbidos: Pintura em tempo barroco’.
Até 20 de Outubro, o público pode apreciar obras de referência de um vulto da pintura barroca em Portugal. Entre os dias 20 a 23, às 17h00, decorrem visitadas guiadas à exposição.
Josefa de Ayala e Cabrera – mais conhecida por Josefa de Óbidos – nasceu em 1630, em Sevilha, vindo mais tarde para Óbidos, de onde era natural o seu pai, Baltasar Gomes Figueira, e onde veio a falecer em 1684, com 54 anos. Desta vila portuguesa adoptou o nome artístico, iniciando aqui uma intensa atividade na área da pintura e não só.
Na exposição patente no Palácio do Raio estão algumas das obras desta artista espalhadas pelo país, vindas de várias instituições, sobretudo Misericórdias. Figura central do século XVII e do barroco português, Josefa de Óbidos distinguiu-se pelo seu estilo original, marcando a pintura portuguesa, num meio artístico predominantemente masculino.
O município adianta que a Braga Barroca pretende não apenas assinalar as Jornadas Europeias do Património, mas igualmente dar “uma oportunidade mais visível para os bracarenses desfrutarem e conhecerem o seu património”.
“Ao longo do ano não faltam outras iniciativas visando a promoção e salvaguarda do Barroco na cidade, no entanto, dada a sua relevância, entendemos que deveria ter reservado um momento especial no calendário que, graças ao empenho e participação dos bracarenses, se solidificou nas dinâmicas culturais da cidade”, refere o município.
Sons, sabores, visitas guiadas, encenações, entre outros momentos de aprendizagem serão proporcionados a todos os públicos na edição de 2017.
Luís Moreira (CP 8078)