A Câmara de Braga de formalizou a adesão ao programa ‘Cidades Amigas das Crianças’ da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), iniciativa que visa promover a aplicação dos direitos das crianças nas decisões, políticas e programas dos municípios portugueses.
Para Ricardo Rio, presidente da autarquia, a adesão a este programa, que incentiva a adopção de políticas coordenadas para a infância e adolescência, “constitui um primeiro passo para o reconhecimento de Braga como ‘Cidade Amiga das Crianças’”.
O protocolo, assinado com o Comité Português para a UNICEF, prevê a implementação de um Plano de Acção Local, a constituição de um grupo coordenador representativo dos diferentes sectores com impacto na vida das crianças, assim como a indicação de um elemento que ficará responsável pela ligação com a Comissão Coordenadora do Programa.
Com base no diagnóstico local e na estratégia definida, o município irá elaborar um Plano de Acção Local que inclui as medidas que “promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças, bem como criem condições favoráveis ao desenvolvimento saudável e incentivem a participação dos cidadãos mais jovens na vida da comunidade”.