Militares do Destacamento de Acção Fiscal do Porto apreenderam cerca de 49 mil euros em mercadoria contrabandeada, no norte do país e Alentejo, tendo sido constituídos arguidas 19 pessoas singulares e uma pessoa colectiva.
De acordo com a GNR, foram realizadas 25 buscas domiciliárias e 42 não domiciliárias, nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Évora, por presunção da prática do crime tributário de contrabando e crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo.
Na sequência das buscas realizadas, foram apreendidos 6 214 maços de tabaco de diversas marcas), 4,30 quilos de folha de tabaco, 17 litros de aguardente e vinho licoroso, além de uma espingarda; 25 munições, 33 telemóveis, 9 computadores e 13 340 euros em numerário.
De destacar que, para além destas apreensões, já haviam sido apreendidos 402 860 cigarros (corresponde a 20 143 maços de tabaco), ao longo da investigação que durava há mais de um ano e meio.
Esta operação envolveu 110 militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR e dos Destacamentos Territoriais do Porto, Coimbra, Lisboa e Évora.
FOTOS: Arquivo