Mais de cinco mil pessoas passaram pelo gnration no ´Open Day´, que se realizou no passado sábado, anunciou a organização. O evento assinalou a comemoração do terceiro aniversário do espaço cultural de Braga que é já um polo de referência no panorama nacional e internacional.
Durante todo o dia, das 10 às 04h da manhã, concertos, dj sets, exposições, instalações e oficinas para os mais novos, entre outras actividades, encheram as medidas dos visitantes, numa comemoração que teve entrada gratuita e ´portas abertas´ para toda a comunidade poder apreciar o trabalho que tem sido feito no gnration.
O ponto alto do evento foram os concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe, que tiveram lotações esgotadas. O dia arrancou logo pela manhã com actividades de serviço educativo direccionadas para os mais novos. O público teve também a oportunidade de visitar as instalações ´Non Human Device#3´, por Boris Chimp, e ´Urban Algae Folly extended´, uma representação sonora por Rui Dias a partir da primeira peça arquitectural viva do mundo trazida pelo Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e caracterizada por integrar culturas de microalgas e protocolos de cultivo digital em tempo real.
Em projecção non-stop, o gnration exibiu três documentários: Outros Cantos, uma produção própria que retracta a construção de um espectáculo de comunidade; Sonic Boom: Artist In Residence, documentário do realizador Eduardo Morais sobre a residência artística de Peter Kember (fundador dos Spacemen3) levou a cabo no gnration; e (re)GNRation, o primeiro minidocumentário do Atelier Carvalho Araújo que mostra como o edifício gnration se foi adaptando às diferentes necessidades no seu processo de pós-ocupação.
O evento terminou com dj sets a cargo de elementos dos Sensible Soccers e da Rádio Universitária do Minho, que também esteve presente com uma emissão especial a partir do local durante a tarde.
Programação
Em 2016, o gnration arrancou com uma parceria entre o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e o município de Braga, que proporcionará uma aproximação entre nanotecnologia e arte através de um programa que colocará artistas junto de cientistas, aproximando estas duas áreas numa iniciativa de vanguarda. A galeria INL, no gnration, conta já com a instalação Urban Algae Folly extended, uma representação sonora por Rui Dias. A entrada para visitar a instalação é gratuita.
Para o trimestre de Abril e Junho, estão agendados concertos com nomes como Tim Hecker (9 Maio), Capitão Fausto (14 Maio), White Fence e Steve Gunn (30 Maio), Föllkazoid (17 Junho) e B Fachada (25 Junho).