A Câmara de Braga e o CEGOT UMinho – Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Minho, realizaram uma acção respeitante a medidas de emergência de mitigação da erosão dos solos pós-incêndio.
Nesta acção, desenvolvida ao longo de vários dias, foi efectuada a caracterização e avaliação da área afectada pelos incêndios, culminando com a implementação de medidas de intervenção de emergência de combate à erosão dos solos pós-incêndio, tais como, Mulching (palha), troncos (em vertente) e barreiras de troncos, passando-se agora à fase de monitorização das medidas implementadas.
Na execução desta parceria participaram para além dos investigadores e alunos do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, colaboradores do município e a Equipa de Sapadores Florestais de Braga da Associação Florestal do Cávado, sendo decisiva a autorização do proprietário do terreno em questão.
Pretendendo-se também que esta acção tivesse um papel de informação e sensibilização, foram também convidados a marcar presença os presidentes de junta das freguesias afectadas e os proprietários de áreas afectadas pelos incêndios.