Braga é uma das regiões e autoridades locais portuguesas escolhidas União Europeia (UE) para implementar projectos de adaptação às alterações climáticas intitulado ‘Missão de Adaptação’, anunciou esta quarta-feira a autarquia
O projecto apoia o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas e mobiliza uma verba na ordem dos 370 milhões de euros para investigação e inovação.
No total, são 118 as regiões e autoridades locais que integram esta missão. A nível nacional, juntam-se a Braga as cidades da região do Cávado e as cidades e regiões: Cascais, região de Coimbra, Fundão, Área Metropolitana de Lisboa, Mafra, Médio Tejo e Vila Pouca de Aguiar.
O compromisso é assinado no próximo Fórum do Comité das Regiões sobre Adaptação às Alterações Climáticas na União Europeia. A missão conta ainda com o apoio de mais de 17 empresas privadas, centros de serviços, redes de pesquisa e grupos de acção local.
De ondas de calor mortíferas e secas devastadoras a incêndios e linhas costeiras erodidas pela subida do nível do mar, as alterações climáticas representam u m custo elevado para o ambiente e economia europeia e para a saúde dos cidadãos, pelo que é fundamental acelerar soluções que aumentem a resiliência climática.
Existe ainda a possibilidade de se realizarem iniciativas conjuntas com outras missões e programas da União Europeia, bem como de trabalho em rede e intercâmbio de melhores práticas entre regiões e autoridades locais.