Braga é uma das entidades que integra o projecto ouRoute-Citizen-Cultural Heritage, co-financiado pela Comissão Europeia através da acção 3 do programa Erasmus+.
Este projecto arrancou em Janeiro e tem três anos de duração. Durante esse período, um consórcio de 11 entidades de diferentes países, organizadas em redes nacionais, envolve jovens alunos, comunidades educativas e actores locais de contextos desfavorecidos numa viagem de (re)descoberta etno-videográfica do património cultural intangível.
Esta é a primeira vez que o município bracarense se insere num consórcio dedicado a apoiar a introdução de reformas políticas na área da educação e inclusão, sendo que a proposta ousada passa por criar, a partir do meio escolar, cidadãos embaixadores do património cultural intangível.
Trata-se de um projecto que conta com um orçamento global de 613.448 euros financiados a 80%, sendo o investimento total da autarquia de 30.859 euros , o correspondente ao Fundo de 24.687,20€ e à contrapartida nacional de 6.171,80 euros.
Baseado numa metodologia inovadora e essencialmente construtivista, o projecto ouRoute inclui três níveis de intervenção: um inicial, focado no empoderamento das comunidades e dos actores educativos e locais; um intermédio, dedicado aos processos de ensino-aprendizagem entre os participantes do nível inicial e os jovens alunos e um final, voltado para as dinâmicas de aprendizagem entre pares e envolvendo os participantes do nível intermédio e os seus colegas.
METODOLOGIA CONSTRUTIVA
Pretende-se com este programa difundir o desenvolvimento e apropriação da identidade cultural por parte dos utilizadores finais, isto é, os cidadãos mais jovens; reforçar a autonomia na utilização futura das metodologias e recursos e, em simultâneo, fortalecer a sustentabilidade do projecto assente numa estratégia para a criação de cidadãos embaixadores do património cultural intangível.
Este projecto permite ainda o uso de uma metodologia construtivista, liderada pelos jovens alunos, alavancada em processos colaborativos entre pares e em colaboração com os actores das comunidades e dos actores educativos e locais; um conjunto de ferramentas para as escolas e professores sobre a (re)descoberta do património cultural intangível; um conjunto de recursos audiovisuais criados pelos jovens alunos e que reflectem as suas interpretações e narrativas sobre artes e ofícios tradicionais e contemporâneos; um espaço online gerido pelas escolas e dinamicamente mantido pelos jovens alunos; uma competição internacional que premeia o esforço e dedicação dos jovens alunos e reforça o seu compromisso em se tornarem embaixadores do património cultural.
A parceria reuniu em Matosinhos para oficializar o alavancar do projecto. Durante dois dias intensos, o consórcio afinou objectivos, actividades, responsabilidades e prazos. Teve ainda a oportunidade de trocar experiências e boas práticas com outros promotores de projectos Erasmus+.
De salientar que o consórcio deste projecto reúne inúmeras entidades, tais como INOVA+, Casa do Professor, Câmara Municipal de Braga, Filmesdamente (Portugal), CESIE, Istituto Istruzione Secondaria Superiore Alessandro Volta, Comune di Palermo (Itália), Universidad de Murcia, Felipe de Bordon, Ayuntamento de Ceutí (Espanha); INnCREASE (Polónia).